quarta-feira, 23 de março de 2011

A marca mais valiosa do mundo e o tombo da Marlboro

Para a surpresa de ninguém, a Google é a marca mais valiosa do mundo, avliada em US$44,3 bilhões. Isso é o que indica a lista das 500 maiores marcas do mundo, elaborada pela consultoria Brand Finance e divulgada nesta semana. A Miscrosoft ficou em segundo lugar, atingindo um valor de US$42,8 bilhões.

Ainda de acordo com a lista, a Coca Cola,  ficou pela primeira vez fora das 10 marcas mais avaliadas do mercado, caindo do 3° lugar no ano passado para a 16ª posição neste ano, sendo avaliada em US$25,8 bilhões. 

Porém, não foram só as borbulhas da Coca Cola que sofreram com a queda. A filandesa Nokia foi a marca que mais despencou na lista dos mais bem posicionados, passando do 21º lugar no ano passado, para a 94º posição neste ano, avaliada em US$9,6 bilhões. Mas quem ficou feia na foto foi a Marlboro, despencando da 149ª posição, para nada mais que 499º lugar (!), a penúltima da lista.

Aqui nos tupiniquins, a marca que ficou na melhor posição foi o Bradesco, subindo da 43° posição para o 28º lugar, valendo US$18,7 bilhões. As outras nacionais que entraram no ranking foram Itau, 41º, Banco do Brasil, 95º, a Petrobras, 106º, a Oi, 190º (essa é a primeira vez que a Oi entra para essa lista), a Vivo,238º, a Vale, 275º, o Pão de Açúcar, 401°, a Eletrobras, 438° e a Natura, em 495º lugar.


Olhando a lista, dá pra ver que, das 10 marcas mais valiosas do mundo, nove são norte-americanas, e que as empresas filhas do Tio Sam têm um forte peso ao longo da lista toda, claro. Mas tem novidades: O Brasil é o terceiro país da América com as empresas mais valiosas (o Canadá fica em 2º lugar, por pouco: Emplacou 12 empresas no ranking), e o primeiro, isolado, da America Latina (a lista segue com o Mexico, com a Claro em 305º lugar, e o Chile, com as Empresas Copec, na 400ª posição).


A lista completa tá aqui.

Marlboro despencou no ranking, ficando em penúltimo lugar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário